quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

Posted by Jorge Monteiro


Palácio Nacional de Mafra
Localizado em pleno coração de Mafra encontra-se um importante símbolo da arquitetura Barroca em Portugal. Esta imponente obra foi construída durante o reinado de D. João V, "O Magnânimo". |Leia mais|

Rei D. João V (https://omantodorei.wordpress.com)

D. João V tentou projetar Portugal como potência mundial através das enormes obras tais como: faustosas embaixadas, Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e o Aqueduto das Águas Livres em Lisboa. Bastante novo quando assumiu a sucessão, mas já com bastante carisma, da qual se destaca esta citação de que Portugal não depende de outros...

"Não temos de fiarmos
das outras potências
mas sim de nós próprios"

D. João V, ficou também conhecido por organizar grandes banquetes, bailes, concertos de cravo, de violino, jogos de salão e fogo de artifício. 

O Palácio Nacional de Mafra, anteriormente conhecido por Real Convento de Mafra, é o único Monumento Nacional que integra um Convento, uma Basílica e um Paço Real. 

Palácio Nacional de Mafra
Em 1910, foi classificado como Monumento Nacional e é candidato a Património Mundial da UNESCO. 

Jardins 
Jardins 
















Uma das áreas mais fascinantes do Palácio de Mafra é a Biblioteca ao estilo Rococó, dotada de uma coleção de mais de 36000 livros encadernados em couro e gravados a ouro, versando os mais variados temas, desde a Música, à Matemática, Medicina, Teologia, História, Direito, etc. Destacam-se algumas obras raras como: a coleção de incunábulos (obras impressas até 1500) ou a famosa "Crónica de Nuremberga" de 1493, entre outros. (www.palaciomafra.pt).

Biblioteca

Biblioteca
A Biblioteca situa-se na ala nascente do Convento. Sala com 85 metros de comprimento e 9,5 metros de largura. Há muito que a Biblioteca é visitada por morcegos, constituindo uma forma ecológica, simples de conservar os livros das traças e dos insetos. Existem 3 exemplares guardados na Biblioteca para mostrar e explicar aos visitantes o excelente trabalho destes voluntários.

O Palácio Nacional de Mafra é composto por várias áreas de interesse histórico e arquitetónico como: o Paço Real, o Convento, a Basílica.

No Paço Real podemos observar diversas salas, das quais destaca-se a sala de Diana, a Sala do Trono, a Sala das Descobertas, a Sala dos Destinos, Sala da Guarda, a Sala da Benção, a Sala dos Camaristas, o Torreão Norte e o Torreão Sul, Oratório Sul, Sala de D. Pedro V, Sala da Música, Sala de Jogos, Sala da Caça, Sala de Jantar, Sala Grande dos Frades e a Cela Fradesca.

SALA DE DIANA

Sala dedicada à Deusa da Caça. Esta pintura representa a mesma Deusa, também conhecida por Selena, a deusa da Lua e Endimião, o pastor pelo qual se apaixonou.

Pintura no teto "Caçada de Diana" na Sala da Diana


SALA DO TRONO

Sala destinada às audiências régias. 
Sala do Trono
TORREÃO NORTE

São os aposentos do rei. Ambos os Torreões funcionavam de forma independente, com cozinha e quarto dos Camaristas em cada um deles. O Torreão Norte dedicado ao Rei e o Sul correspondente à rainha.

Quarto do Torreão Norte
Salas dos Destinos


TORREÃO SUL

São os aposentos da rainha. Foi nestes quarto que o rei D. Manuel II passou a última noite antes do exílio em Inglaterra, aquando da implantação da República em 5 de outubro de 1910.
Quarto de Vestir (Torreão Sul)
Quarto do Torreão Sul
SALA DE D. PEDRO V

Designada também por Sala Vermelha ou Sala de Espera. Aqui esperavam os convidados antes de serem recebidos pela Família Real na Sala da Música.

Sala de D. Pedro V
SALA DA MÚSICA

Também conhecida como a Sala Amarela ou Sala de Receção. Era nesta sala que a Família Real recebia os seus convidados. 

Sala da Música 
SALA DE JOGOS

Nesta sala concentravam-se mais utilizados do séc. XVIII e XIX, tais como o Bilhar Chinês, a mesa de bilhar ou "russiana" e o Jogo do Pião.

Sala de Jogos
SALA DA CAÇA

A Família Real vinha com bastante frequência à Tapada para caçar. A decoração da Sala é alusiva ao gosto dos reis.~

Sala da Caça
Sala da Caça
















SALA DE JANTAR

Casa de jantar do séc. XIX. As mesas e as cadeiras foram realizados na Penitenciária de Lisboa e oferecida ao rei D. Carlos.


Sala de Jantar
O Convento surgiu primariamente para albergar 13 frades, mas com os sucessivos aumentos chegou acomodar cerca de 300 frades da Ordem de São Francisco.

Destacam-se deste convento o Campo Santo, a Enfermaria, a Sala Elíptica, a Sala dos Actos Literários. A Escadaria e o Refeitório pertencem hoje em dia à Escola das Armas.

CAMPO SANTO

A Capela era destinada às exéquias dos que morriam e o corredor para sepultar os frades do Convento

Campo Santo (www.palaciomafra.pt)
ENFERMARIA/HOSPITAL

A Enfermaria era destinada a doentes graves que eram tratados por frades-enfermeiros. As camas estavam viradas para o altar, para que os doentes pudessem assistir à celebração da missa.


Cama da Enfermaria
Utensílios de Enfermaria

Enfermaria e o Altar
COZINHA

Local onde eram prerparadas as refeições dos frades-enfermeiros e dos doentes.


Cozinha
 CELA DO FRADE LOUCO

Recriação de uma cela (cama de abas do séc. XVIII) destinada a doentes com delírios ou febres altas e mesmo para doentes loucos. 

Cela do Frade Louco
REFEITÓRIO DOS FRADES

Sala destinada às refeições da comunidade.

Refeitório
A Basílica surge na parte central do edifício. Edificada pelo alemão João Frederico Ludovici segundo o estilo barroco italiano. Nas laterais podemos observar duas torres sineiras.

Basílica e as duas Torres Sineiras
Interior
Interior























Cúpula
Órgão da Capela-Mor

























A Basílica é sem duvida um ponto de paragem obrigatório, quer pela sua arquitetura, a significativa coleção de escultura do estilo barroco, as pinturas e o conjunto de seis órgãos históricos.

Capela da Sagrada Família
Capela-Mor

São João da Mata (Filippo Della Valle)
São Bruno (Giuseppe Lironi



















Após visita pormenorizada do fabuloso e gigantesco Palácio de Mafra, nada melhor que o excelente refeição para retemperar as forças. Sem grandes deslocações e tipo tiro no escuro, escolhemos um restaurante do outro lado da rua, ou seja, o restaurante Sete Sóis.

Agradável surpresa, ao qual junta os pratos tradicionais da região com algumas especialidades de caça. Comida bem confeccionada e com um atendimento sempre solicito. Recomendo o inevitável Bacalhau à Casa ou os pratos de caça, tais como o Ensopado de Gamo e o javali em vinha d' alhos. Preço para todas as bolsas, boa relação qualidade/preço.



Bons passeios e bem hajam
















Sem comentários:

Enviar um comentário