sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

BRAGA - BRACARA AUGUSTA

Posted by Jorge Monteiro



Um domingo livre e mais um passeio em família ao encontro das particularidades de cada cidade ou região. Desta vez viajamos para perto de casa, mais precisamente a linda Cidade de Braga. Braga no mês de maio de 2014, vestiu-se a rigor para reviver os tempos da ocupação romana e da cidade de Bracara Augusta. Esta iniciativa estendeu-se por diversas ruas do centro da cidade e inclui cortejos históricos e recriação de mercados da época.

Igreja de São João de Souto e Capela dos Coimbras
Igreja de São João de Souto e Capela dos Coimbra
A origem de Braga confunde-se com a sua história que remonta à antiga Roma, mais precisamente no séc. 16 a.C, como Bracara Augusta. Esta designação advém da homenagem ao Imperador Romano Augusto. |Leia mais|

Edifício das Arcadas/Igreja da Lapa
Igreja da Lapa, tempo do séc XVIII em pleno coração do centro histórico, representa o estilo Neoclássico com a presença de uma Torre Sineira. 

A Cidade de Braga adquiriu várias denominações ao longo dos tempos, tais como: a "Capital do Minho" ou "Coração do Minho", "Cidade dos Três Sacro-Montes" , devido ao cerco das cadeias montanhosas do Bom Jesus, Falperra e Sameiro, "Cidade Romana", cidade mais importante no tempo dos romanos, "Cidade dos Arcebispos" pelo fato de durante muitos anos o seu Arcebispo era o mais importante da Península Ibérica e "Cidade Barroca" edificada no séc. XVIII pelo nome do Arquiteto André Soares.


Basílica dos Congregados
A Basílica dos Congregados engloba a Igreja e Convento e é um excelente exemplo da arquitetura de André Soares, ou seja, estilo Barroco.


Igreja de Santa Cruz
Igreja de Santa Cruz


















Igreja de Santa Cruz é um dos primeiros marcos do estilo Barroco, conhecida como a igrejas dos Galos Casamenteiros. Segundo reza a lenda, quem encontrar os três galos na fachada, casará em breve. 

Igreja de São Marcos (Igreja do Hospital)

Igreja de São Marcos, mais conhecida pelos bracarense como Igreja do Hospital é propriedade da Santa Casa da Misericórdia. Igreja do séc XVIII com uma fachada impressionante com características barrocas.
Palácio do Raio (Casa do Mexicano)

O Palácio do Raio é mais uma notável obra de arquitetura do estilo Barroco Joanico de André Soares, sobressaindo a exuberante decoração da fachada. Em 2015 sofreu uma restauro, sendo neste momento o Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga. 

O monumento mais emblemático de Braga é sem duvida a Sé. A Sé assenta nas fundações de um antigo mercado ou templo romano dedicado a Ísis (deusa mitológica egípcia, modelo de mãe e das esposas ideias, protetora da natureza e da magia). 

Sede do Bispado fundado por Santo Tiago Maior que deixou como primeiro bispo o seu discípulo o São Pedro de Rates. Considerada também como um dos mais importantes templos da era do românico português. Nesta Catedral podemos encontrar os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques, Henrique de Borgonha (1º Conde de Portucalense e pai de D. Afonso Henriques) e sua esposa Teresa de Leão (Condessa de Portugal). 

Copyright guiadaminhacidade.blogspot.pt
Mais uma vez podemos observar as ruas e monumentos equipados a rigor com faixas alusivas a Bracara Augusta.

Tribunal do Trabalho
Tribunal do Trabalho


Arco da Porta Nova



Câmara

São Tiago da Igreja de São Cividade e Capela de São Sebastião
Torre de Menagem
Estes foram alguns dos monumentos visitados dos muitos que a Cidade de Braga tem para oferecer...sem duvida um dia bem passado, recheado de conhecimento e cultura. Sem dúvida umas cidade a revisitar com mais calma. Fica aqui algumas sugestões de outros locais a visitar, alojamento, gastronomia típica e restaurantes de qualidade.


Bem Hajam e até breve...


Sugestões:

Património:
- Castelo da Dona Chica
- Santuário do Bom Jesus
- Palácio dos Biscainhos
- Mosteiro de Tibães
- Termas Romanas de Maximimos
- Citânia de Briteiros
- Museu Pio XII, Museu da Imagem...

Alojamento:
- Ibis
- Mercure
- Basic braga by Axis
- Confort Inn

Gastronomia:
- Bacalhau à Narcisa
- Bacalhau à Braga
- Frigideiras
- Pudim Abade de Priscos

Restaurantes:
- Dona Júlia
- Arcoense
- O Alexandre
- Dona Cuca
- Gato do Rio
- Flor de Sal (Palmeira)



















Sem comentários:

Enviar um comentário