sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

UM TOUR DE 2 DIAS POR MONTALEGRE E SUAS ALDEIAS DE MONTANHA - DIA 1

posted by Jorge Monteiro

Castelo de Montalegre

Montalegre é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Vila Real. É, a par de Boticas, um dos concelhos das terras do Barroso. Vila de montanha localizada no vale do rio Cávado e entre as serras do Gerês, Barroso e Larouco. Nela sobressai um imponente castelo, uma das referências do importante património arquitetónico. |Leia mais|

Montalegre também é uma das Portas do Parque Nacional da Peneda - Gerês, localizada no Centro Interpretativo do território, o Ecomuseu Barroso. A diversidade e a beleza da paisagem, carateriza esta porta. 

Ecomuseu de Barroso

Há sempre um objetivo por detrás de qualquer viagem, fim de semana ou roteiro. A "noite das bruxas" de Montalegre foi a cereja no topo do bolo, mas muito há para ver e saborear nas terras do Barroso.















Noite de sexta feira 13 muito fria...fria como nunca tinha sentido alguma vez, de tal forma que não sentia os dedos das mãos. Salvo muitas vezes pela quantidade de pessoas como eu, a divertirem-se com esta festa original e as enormes fogueiras distribuídas pelas ruas e ruelas. Já me ia esquecendo do quentinho caldo verde das barraquinhas. 


Hora de jantar e a escolha foi o restaurante D. João, que estava imensamente cheio e apresentava somente uma ementa que se definia como infernal...

EMENTA INFERNAL

Entradas:
- Excrementos de Morcego
- Sopa de Soutos de Trancedo

Prato:
- Gato Preto na Brasa com batata a murro enfeitiçada e arroz de aranhas

Sobremesa (1 escolha):
- Mixórdia de Bruxa
- Verrugas caseiras com molho de fígado
- Doce amargo de Belzebu
- Miolos de Morcego

Vinho:
- Veneno da Casa

Ementa muito sugestiva, mas deixou um pouco a desejar quanto à realidade da confeção e sabores. OK, sem bem que estes dias não definem a verdadeira essência de um restaurante e por esta razão, atenua um pouco a minha apreciação deste estabelecimento. Preço/qualidade caro...menú 21,50€...


Animação da sexta feira 13 foi abençoada com a queda de fleca gélida. Bom espetáculo de luzes, animação de rua e um fogo de artificio digno de uma grande festa. 







Por doença, o Anfitrião Padre Fontes não compareceu para a abertura, mas deixou uma mensagem para que todos os visitantes se divertissem nesta noite mágica. 2h...hora de descansar numa pacata aldeia a 3 kms, aldeia de Meixedo.

Aldeia de Meixedo
Aldeia de Meixedo














Após retemperar forças (continuava muito frio), seguimos após o pequeno almoço viagem para aldeia de Vilarinho de Negrões, considerada por alguns umas das 5 aldeias mais bonitas de Portugal. Aldeia situada na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão. Realmente uma aldeia pitoresca por se encontra sobre uma estreita península, mas pouco preservada e quase sem população.  

Vilarinho de Negrões
Vilarinho de Negrões



Albufeira do Alto Rabagão

O que mais me impressionou foi a escassez de água na Barragem do Alto Rabagão (Pisões), preocupante para a economia local e regional. Barragem imponente dos anos 60 com uma altura de 94m, considerada durante muito anos a maior do país, tendo sido recentemente suplantada pela do Alqueva. 

Barragem do Alto Rabagão (Pisões)
Barragem do Alto Rabagão (Pisões)















A necessidade de um café quentinho fez com que fizesse uma paragem extra antes do almoço. Outeiro, um aldeia rural, onde os animais reinam pelas suas ruas. Foi muito agradável reviver os meus tempos de crianças ao ver um conjunto de vacas pela rua...maravilhoso...saudades...





Aldeia de Outeiro
Aldeia de Outeiro






Igreja Matriz de Outeiro


Aldeia de Outeiro
Um dos ex-libris da gastronomia de Montalegre é o famoso cozido à barrosã. 


Cozido à Barrosã
Cozida à Barrosã


















Um restaurante de referência é a Casa do Preto em Pitões das Júnias. Casa de pasto desde 1978, pelo nome do Sr. António Fernandes, conhecido por "Preto". Sem dúvida, o melhor restaurante destes dois dias de estadia pelas terras do barroso. 


Restaurante "Casa do Preto"
A Aldeia de Pitões das Júnias é uma aldeia de Montalegre situada dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês a 1200m de altitude. 


Aldeia de Pitões das Júnias
Aldeia de Pitões das Júnias



A sua história da aldeia, confunde-se com a do seu Mosteiro, o Mosteiro de Santa Maria de Pitões das Júnias do séc. IX e XI. Mosteiro Cisterciense em fase de ruínas, denotando-se a magnificência outrora do convento. 


Arco Românico do Mosteiro de Pitões das Júnias


Ruínas do Mosteiro de Pitões das Júnias





Mosteiro de Pitões das Júnias

Ainda nesta zona, podemos observar a cascata de Pitões. Findo a luz solar, tempo de regressar à vila de Montalegre. 


Cascata de Pitões
Trilho da cascata















O Jantar foi em pleno coração e zona histórica da vila, a Tasca do Açougue. Casa tradicional em pedra, decorada com cores vivas e com uma excelente lareira bem quentinha e a calhar (frio de rachar). Depois do cozido à barrosã, nada melhor que aligeirar a ementa com uma boa postinha. Comida caseira, bem confecionada e saborosa, pecando apenas pelas doses pequenas. Pouca diversidade nas sobremesas. Preço condizente com a refeição, média 15€.


Tasca do Açougue
Tasca do Açougue


Postinha

Mais uma voltinha pela zona histórica da vila e regresso para descansar em Meixedo.


Aldeia de Meixedo

To Be Continued...too day two












1 comentário:

  1. Mais um post sobre património e gastronomia portuguesa...espero que gostem...se sim, colocar com sempre: LIKE, SEGUIR O BLOG E CLARO PARTILHAR...lugaressabores.blogspot.pt

    Obrigado e bem hajam

    Até breve

    ResponderEliminar