quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ALDEIA MUSEU JOSÉ FRANCO

Posted by Jorge Monteiro


A Aldeia José Franco é considerada como uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país. Várias são as designações desta aldeia, como Aldeia típica José Franco, Aldeia Saloia ou Aldeia Típica de Sobreiro. |Leia mais|

José Franco é considerado um dos mais importantes ceramistas portugueses do séc. XX, deixando um enorme legado.

Recinto Exterior
Entrada
















Esta aldeia está situada na pequena localidade de Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra. Sobreiro foi sempre um importante centro oleiro, levando José Franco a conviver intimamente com este oficio desde os tempos de menino. Aos 17 anos já estava estabelecido por conta própria, reabilitando uma antiga olaria desativada pertencente ao seu avô
  
José Franco tinha uma visão de materializar os antigos ofícios e atividades exercidas à época, testemunhando os modos de vida das gentes locais. 

Escola Primária
Açougue
Casa do Boticário



Casinha do Moleiro
Casinha do Sapateiro, Barbeiro e Dentista
Podemos observar várias profissões espelhadas em diferentes réplicas como: a escola, as mercearias, adegas, carpintarias, moinhos de vento, cabeleireiro, casa da música, etc.
Cozinha
Decoração da Adega
Casa da Música

Nos anos 60, José Franco recriou uma aldeia com caráter etnográfico, onde as memórias de infância ficariam sedimentadas. A aldeia tem duas vertentes distintas, uma seria a réplica dos antigos ofícios, decorados e apetrechados com os materiais e objetos específicos e uma componente mais lúdica dedicada às crianças, repleta de miniaturas de casas e habitantes, assim como as suas atividades.

Aldeia em miniatura
Aldeia em miniatura

Aldeia em miniatura
 A aldeia em miniatura apresenta figuras articuladas em que a energia para o movimento é fornecido pela água...leva-nos a viajar no tempo e a vaguear pela imaginação.

Aldeia em miniatura

Ao longo dos anos, a aldeia sofreu alguns aumentos e melhoramentos, compreendendo atualmente uma réplica de muralhas de um castelo, moinhos de vento, moinho de água, um parque infantil, compreendido num espaço de 2500 m2.

Moinho de Água
Moinho de Vento

Castelo
Nossa Sra. dos Campos















Local de paragem obrigatória é a pequena adega para provar o vinho local, assim como perder-se com o sabor dos pães com chouriço da padaria. 

Adega


Destaco a criatividade e a simplicidade da obra do mestre que tanto deliciou os miúdos. sem duvida um tarde bem passada em família. 

Tarde de cultura, história e aprendizagem, representando alguma nostalgia dos tempos de criança. 



Bem hajam...Até breve




2 comentários:

  1. Já pensámos várias vezes em visitar este local, mas surge sempre algo mais perto e adiamos a vista. Depois deste post não voltamos a adiar :D

    ResponderEliminar
  2. Vale bem a pena uma paragem para ver esta aldeia do Mestre oleiro José Franco, e ainda mais se for com miúdos

    ResponderEliminar