sábado, 9 de setembro de 2017

LEONARDO DA VINCI - AS INVENÇÕES DO GÉNIO

Posted by Jorge Monteiro




Sábado livre e ainda por cima com uma temperatura bastante agradável foi a desculpa para um passeio pelo zona ribeirinha do Porto. Por sugestão do filho mais pequeno, o objetivo passava pela Alfândega do Porto, onde estava a decorrer a exposição mais completa e interativa "As Invenções do Génio" de Leonardo Da Vinci. Esta exposição esteve 5 meses na Alfândega do Porto, numa área de 2000 m2, onde constavam 64 invenções, 60 protótipos e 20 reproduções. 

Figura incontornável e uma das mais influentes do Alto Renascimento. Viveu numa época em que seria um dos expoentes máximo do conceito de homem ideal, isto é, destacou-se em áreas tão distintas como a matemática, a física, a música, a pintura, a arquitectura, a botânica, entre outras. Destacam-se obras na pintura como o quadro de Mona Lisa e a última Ceia, no desenho o Homem Vitruviano, nos protótipos o tanque, a calculadora, o helicóptero, o uso da energia solar, entre muitos outros.
Homem Vitruviano
Mona Lisa 
No homem ideal do período do Renascimento valorizavam-se qualidades como a inteligência, o conhecimento e o dom artístico, ou seja, uma era em que o homem passava a ser a personagem principal (antropocentrismo), relegando para segundo plano o Teocentrismo (centrada em Deus) da Idade Medieval. 

O Homem da Idade Medieval só alcançava a pureza através da alma, logo este deveria ser puro, santificado, capaz de superar o pecado para garantir a salvação da alma. No Renascimento, o homem seria a melhor e a mais completa obra de Deus em que realização plena daria-se na Terra e não na vida depois da morte. 

Depois deste enquadramento teórico relativo à transição entre épocas, passo diretamente ao tema que me trás cá hoje. Da Vinci o visionário, o génio, o artista, o inventor. Para Da Vinci...


"Aprender é a única coisa de que a mente não se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende"

Este tipo de exposições interativas fazem sempre as delicias dos mais novos, e o meu não foi exceção. Extremamente atento às diversas obras e sempre com imensas questões... os porquês??? como se consegue fazer isso e aquilo naquela era?? como se podia ser tão bom em tantas áreas?? lá fui tentado responder às que sabia. De antever que esta exposição foi bem para além da contemplação das obras, tornou-se uma experiência lúdica e pedagógica. 

Seguem agora algumas das obras expostas e sua interpretação. No capítulo das invenções destacam-se os seguintes protótipos:

TANQUE BLINDADO

 Protótipo de um tanque moderno com capacidade de virar em qualquer direção, graças a um sistema de rodas engrenadas.




CANHÃO

Leonardo foi pioneiro na medição do poder de penetração de um míssil, em que o ângulo de lançamento poderia ser regulado através de uma roda de parafuso em vez de um macaco mecânico.  



FATO DE MERGULHO

Uma das preocupações de Da Vinci era como poderia o homem respirar debaixo de água e como evitar os efeitos do aumento de pressão da mesma. Várias foram as invenções, destacando-se este fato de mergulho constituído por um casaco, umas calças e uma máscara com óculos.



 CANHÃO A VAPOR

Leonardo expandiu este engenho a partir do conceito original de Arquimedes (engenheiro e inventor grego)



CATAPULTA

Para tornar as catapultas mais eficazes, Leonardo incorporou feixes de molas para que pudessem disparar mais rápido e mais longe.



Da Vinci sempre sonhou que um dia o Homem haveria de voar, desta forma testou várias teoria e desenvolveu um manuscrito em que dividiu o estudo do voo em quatro partes:

  • A maneira como as aves voam através do bater das asas
  • Voar sem bater as asas, utilizando o vento
  • Similaridade entre o voo das aves, dos morcegos e dos insetos
  • Voo mecanizado
As suas experiências contribuíram para o desenvolvimento de planadores, helicópteros, aeroplano e para-quedas.






















Muitas mais invenções estavam espalhadas pela exposição... valeu muito a pena a aprendizagem  e enriquecimento proporcionada por este grande senhor, este génio...Este Homem Ideal. Este tipo de exposições demonstram de forma inequívoca a capacidade infinita do Ser Humano em sonhar e de o concretizar. 

Excelente passeio em família, onde reinou a parceria, cumplicidade e exploração de novos saberes. A Cultura deveria de ser obrigatória na avaliação das cidades e dos seus roteiros, pena estas estarem muitas vezes inacessíveis ao grande público devido as elevadas tarifas... cabe às Instituições Públicas, Privadas e ao Estado perceberem que um povo evoluído e participativo  nas mais diversas questões da sociedade, tem de ser uma povo com cultura.



Espero que gostem deste post mais cultural...bem hajam e até breve















Sem comentários:

Enviar um comentário