sexta-feira, 15 de setembro de 2017

PORT WINE DAY...DA REGATA DE BARCOS RABELOS AO SUNSET PARTY

Posted by Jorge Monteiro



Pelo quarto ano consecutivo, a Confraria do Vinho do Porto realizou no dia 10 de setembro pelas 16h00, mais um evento em celebração do Dia do Vinho do Porto. Este evento começou por uma Regata de Barcos Rabelos nas águas do rio Douro. Treze foram os barcos em competição, desfilando rio abaixo com as suas velas erguidas, numa luta empenhada entre as diferentes casas de vinho do Porto. 

Na Foz do rio Douro, mas precisamente no Cabedelo é o palco do inicio da regada, terminando em frente à Casa Sandeman. 




A Regata dura cerca de uma hora, tendo como objetivo a chamada de atenção para a Região Demarcada do Douro, para as caves do vinho do Porto, sua expansão mundial e para o vinho do Porto propriamente dito. Este evento envolveu produtores, enólogos, caves, restaurantes, bares locais, barcos rabelos e o comboio histórico.



A beleza da Invicta está a cada recanto quando temos um olho treinado para os pormenores. A zona histórica da Ribeira é riquíssima em património histórico-cultural, onde a lingua portuguesa muita das vezes é relegada para segundo plano devido à quantidade de turistas. Realço alguns monumentos de interesse público e nacional.

Palácio da Bolsa
Mercado Ferreira Borges
Estátua Dom Infante Dom Henrique
Igreja de São Francisco
Casa Nº 59 da Rua da Reboleira 
Já não tem conta as inúmeras fotos que registo dos mesmos locais da Cidade do Porto, mas o que dizer? são de uma beleza ímpar e indescritíveis. Viva a Cidade do Porto e as suas gente. Razão tinha Carlos Tê, interpretado pelo grande Rui Veloso em Porto Sentido...

Quem vem e atravessa o rio
junto à Serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende até ao mar

Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
dirigida sobre o monte
no meio da neblina

Pelas ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós...

Cais da Ribeira

Ribeira e Ponte D. Luis I

Ribeira

Ribeira
O almoço foi uma agradável surpresa, pois não foi marcado com antecedência, diminuindo o leque de opções, tanta é a procura por parte dos turistas. Tapas de petiscos típicos do Porto parecia-me uma boa opção. O letreiro é discreto e o interior parece saído de um cenário medieval com as grossas paredes em pedra. 

Casinha São João
Casinha São João é um restaurante de tapas típico, acolhedor com um ambiente bastante familiar. Escolhemos tapas em grupo com a possibilidade de todos podermos provar. Desde a feijoada à moda do Porto, às "tripinhas", passando pelos "rojõezinhos" com castanhas. 

Feijoada à moda do Porto
Rojõezinhos com castanhas
As "ladies" optaram por versões mais light como a brushetta de cogumelos e mozzarella, ovos dobrados e a salada de frango. 
Salada de frango

Ovos dobrados
Brushetta de cogumelos e mozzarella
A escolha dos miúdos passou pela tábua de mini preguinhos com queijo amanteigado. Cardápio simples mas bastante saboroso, bem confecionado e com uma boa relação preço qualidade.

Preguinhos com queijo amanteigado
Após um repasto bem conseguido, rumamos à segunda parte do Port Wine Day, o Sunset Party, sem nunca perder de vista os encantos da cidade. A rua das Flores é sem dúvida uma das mais ativas do ponto de vista comercial, apresentando também obras de arquitetura de relevo como a Igreja e o Museu da Misericórdia de Nasoni. 

Largo de São Domingos e Igreja da Misericórdia
Rua pedonal vedada aos automóveis, teve a capacidade de se reinventar e modernizar. Preenchida hoje em dia por restaurantes, mercearias e lojas de todo o tipo, fazem as delicias por aqueles que por ali passam.

Rua das Flores

Rua das Flores
As caixas cinzentas de distribuição de energia elétrica da EDP deram lugar a algumas frases bem típicas do Porto com a linguagem e conotação muito própria e tripeira, mostrando o bom grafitti que se faz no Porto:

"Olha esta sostra a laurear a pevide"
"Oh morcom, bai-me à loja"
"Olha estes dois a picar o ponto"

















Quanto à sobremesa, cumpriu-se a tradição de comer um gelado na mais antiga gelataria portuguesa, considerada por muitos "os melhores gelados do mundo". Gelado na mão e um saltinho à Avenida dos Aliados e à Estação de São bento e os seus famosos 20 mil azulejos historiados pelo pintor Jorge Colaço que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida dos portugueses.

Avenidas dos Aliados 
Estação de comboios de São Bento


Azulejos da Estação de São Bento

Subindo em direção ao Jardim das Oliveiras, damos de frente com a notável Igreja e Torre dos Clérigos, considerada como o ex-líbris da Cidade do Porto. Monumento Nacional e um excelente exemplo do estilo tardo-barroco projetado por Nasoni no séc XVIII. 

Igreja dos Clérigod
Torre dos Clérigos


















O Sunset Party no Jardim das Oliveiras começou pelas 17h00 às 22h00. A animação contou com a parceria entre Confraria do Vinho do Porto e da Pizza Napoletana com muita música à mistura. 

Jardim das Oliveiras

Jardim das Oliveiras
O evento levou cerca de trinta produtores, entre elas a Sogrape, a Niepoort e a Churchill´s. A entrada para o sunset era gratuita, mas quem quisesse fazer umas provas de vinhos podia obter senhas de 1, 2 euros. Vinhos para todos os gostos, desde vinho do Porto representativas das melhores marcas até aos vinhos de mesa dos quais destaco o Portal branco, um vinho fresco mas com um bom volume em boca. Logo vinho para todos os gostos e para todas as bolsas, num fim de tarde excelente.




O dia já ia longo e o cansaço das pernas começam apoderar da mente, especialmente da pequenada. Hora de regressar a casa e preparar a nova semana que se avizinha, mas sempre com tempo para mais um ou outro registo fotográfico.

Universidade do Porto
Centro Português da Fotografia (Antiga Cadeia da Relação)

Dou como terminado este post com uma foto do ex-líbris da Cidade do Porto, a notável Torre dos Clérigos e uma oliveira, símbolo do Jardim como o mesmo nome que acolheu este Sunset Party. 






















Obrigado e um bem hajam












1 comentário: