sábado, 31 de dezembro de 2016

MIRANDO... MIRÓ

Posted, 31 de dezembro de 2016


Domingo de folga…e ainda por cima um dia solarengo de inverno, há que desfrutar de um programinha em família. Desta vez decidimos estimular outras áreas cerebrais,  ou seja, separarmo-nos da racionalidade do hemisfério esquerdo e deixarmo-nos levar pela criatividade, imaginação, serenidade e visão global do hemisfério direito.


O mote para esta incursão familiar, deveu-se à exposição Materialidade e Metamorfose de Joan Miró presente no Museu de Arte contemporânea de Serralves. De realçar que a cada primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. |leia mais|

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PELOS ARES DA SERRA, DE LINHARES A FOLGOSINHO

Posted, 28 de dezembro de 2016



Numa manhã solarenga de dezembro, mas com uma brisa bem fresquinha, o destino foi a aldeia histórica e medieval do séc. XII: Linhares da Beira, freguesia portuguesa do Concelho de Celorico da Beira. Esta aldeia está incluída no programa das aldeias históricas.  O seu imponente castelo a 820m de altitude, é sem duvida o melhor cartão de visita desta aldeia, edificada historicamente pela reconquista cristã, recebendo o primeiro foral em 1169 por D. Afonso Henriques.


Percorri a aldeia na tentativa de encontrar vestígios de outros povos. Eles são bem evidentes e estão catalogados por setas ao longo do percurso pedestre, tais como: do período da romanização através dos vestígios das calçadas. Existem também relatos escritos da passagem de povos como os Visigodos e Muçulmanos. Carregada de influencia cristã, através das igrejas de N. Sra. Da Assunção e da Misericórdia e da comunidade Judaica, minoria étnica e religiosa confinada à Rua Direita (bairro da judiaria). 




Fazem ainda parte do património arquitetónico, o Largo da Misericórdia e de São Pedro (cimo de vila), a Albergaria do Hospital, as casas do estilo manuelino e vários solares de interesse público.



Janela Manuelina
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/linhares  |ler mais|

domingo, 25 de dezembro de 2016

ROTEIRO DE INVERNO - POST 2 - SEIA GASTRONÓMICA

Posted, 25 de dezembro de 2016

A gastronomia tradicional serrana é por si só um excelente cartaz de visita, seja ele pelos ótimos enchidos ou pelo seu cremoso e suculento queijo. Não nos  podemos  esquecer dos variadíssimos tipo de pão confecionados à moda antiga, assim como os diversos vinhos da região.



















Dificilmente faço um fim de semana sem programar até ao mínimo detalhe o que ver e conhecer, não fica para segundo plano onde vou almoçar e jantar. Quem me conhece sabe que aprecio a gastronomia típica de cada região e esta imensamente variada para um país tão pequeno. (leia mais)

sábado, 24 de dezembro de 2016

ROTEIRO DE INVERNO POST 1 - ALDEIAS DE SEIA

Posted 15 de Dezembro de 2016



Seia, antiga cidade de Sena (Oppidum Sena) foi fundada à 2400 anos pelos Túrdulos. Durante muito tempo foi dominado pelos árabes, sendo posteriormente D. Fernando Magno em 1055. Em 1132, D. Afonso Henriques fez a doação de Seia, pelos serviços prestados ao seu valido João Viegas. Quatro anos depois, o mesmo D. Afonso Henriques atribui ao seu primeiro foral designando-a como Civitatem Senam (cidade de Seia). http://www.cm-seia.pt/concelho/historia


Resultado de imagem para seia imagens
Zona Histórica (www.portugalsemfim.com)































Cheguei à noite a Seia e dirigi-me a Póvoa Velha uma localidade a 3km, onde estava alojado. O turismo rural era a Casa do Pastor. O Sr. Rui (Domo do turismo rural). Fomos amavelmente recebidos pelo proprietário Sr. Rui que nos mostrou a pequena localidade e a nossa casa que já apresentava uma ótima lareira quentinha à nossa espera. O jantar foi antecipadamente marcado numa casa de referência: Casa Borges (explorada em post posterior).









Casas do Pastor

Casas do Pastor

Casas do Adro


Na manhã seguinte o destino era a Vila de Loriga, conhecida como a "Suiça Portuguesa", devido à excelência da sua localização geográfica. Destaco a singularidade da aldeia de montanha e da lindíssima praia fluvial.





Posteriormente surgiu a ideia de ir visitar a primeira aldeia mais Led de Portugal. A aldeia de Cabeça é considerada a aldeia natal 100% sustentável (festa de 8 de dezembro a 6 de janeiro). De salientar, tudo homemade  pelas gentes da terra.

Igreja de N. Sra da Divina Pastora




Pormenor importante: 17h00, acaba o dia solarengo e fica noite e começa a chover…time to go home…

Próximo post...gastronomia deste roteiro...hummmm...yammmmiii





sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Uma frinchinha dos próximos post

Caros amigos,  os próximos posts vão ter duas vertentes distintas, uma mais exploradora de património entre Seia e Linhares da Beira e outro claro está mais gastronomico... Tinha de ser. Espero estimular a vossa curiosidade e papilas gustativas. Até já







sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Museu Nacional do Pão...mais do que um Museu...Uma Viagem pela História do Pão



posted 09/12/2016

O Museu do Pão recria uma viagem ao longo da história do pão com uma matriz cultural, política, religiosa e artística... 




















Situado em plena Serra da Estrela, mais propriamente em Seia, na Quinta Fonte do Marrão.

Este projeto surge após uma visita do Dr. António Quaresma (Mentor e Fundador) ao mais antigo museu do pão da Europa, mais concretamente na Alemanha. A ideia de conceber um Museu do Pão em Portugal teve a sua génese em 1996, sendo concluído em 26 de setembro de 2002. Este museu é possivelmente o maior museu de pão do mundo, compreendendo um espaço de 3500m2. Em 2012 iniciou-se uma remodelação em comemoração da presença de 1 milhão de visitantes. | leia mais|