terça-feira, 11 de julho de 2017

DA TAXCA (A BADALHOCA DA BAIXA) À SANTINI

Posted by Jorge Monteiro



A Taxca

Depois de um pouco de cultura ao visitar a Galeria da Biodiversidade (Centro de Ciência Viva) no primeiro Pólo do Museu de História Natural e da Ciência da UP, a hora do lanche já tinha sido largamente ultrapassada. Para retemperar algumas das forças perdidas a percorrer a exposição e os sempre magníficos jardins muito bem cuidados da antiga casa de Sophia de Mello Breyner Andresen, a ideia de petiscar à moda antiga atinge o meu lado mais terreno da gula.

Jardim Botânico

Em pleno centro do Porto, mais precisamente na rua da Picaria, emerge uma extensão, um tentáculo da casa mãe: A Badalhoca. Famosa casa do Porto conhecida pelas excelentes e bem guarnecidas sandes de presunto. O segredo desta casa está no fabrico continuo de pão fresco e crocante com a junção das seleccionadas e bem confecionados carnes nacionais. 

Sande de presunto com queijo da serra
A casa mãe data de 1929, mas não nos podemos deixar intimidar pelo nome, pois é uma casa bastante asseada e de tasca já pouco tem ...

Reza a história que o nome desta casa provém da qualidade das sandes de presunto aliada à curiosidade pelo ambiente e a língua afiada da antiga proprietária, que serviu de excelente chamariz para a clientela.

Mas não só de sandes de presunto se resume a excelência desta casa, podemos também saborear outros excelentes petiscos à moda antiga, como: rissóis, sandes de ovo e alheira, mistas, panados, sandes de rojões cozidas em vinho tinto de Carrazeda de Ansiães, entre outras.  

Sandes de rojão
Existem também outros petiscos prontos a ser "picados" no prato: como as moelas, o bucho, as tripas, as iscas de bacalhau, entre outras.

Moelas
Nas sopas destaco o caldo verde e sempre imaculadas papas de sarrabulho, com aquele gostinho a redenho de porco e cominhos... que lembranças que isso me trás.

Papas de sarrabulho
Quem procura lanchar como no tempo dos nossos avós, aquelas comidas de sabor forte, terreno e bem condimentado, sem dúvidas que a Taxca é o sítio certo. 

Como se aproximava de um lanche ajantarado a minha opção numa fase inicial caiu sobre uma sandes de presunto com queijo da serra acompanhado de papas de sarrabulho. O néctar foi sempre do mais típico, o sempre apelativo, fresquinho e frisante vinho Espadal à caneca. 

Sandes de ovo e alheira com vinho espadal
Para final de tarde, a cereja no topo do bolo foi mesmo um gelado numa das melhores geladarias do Porto, a famosa Santini. 

Santini
A Santini foi fundada em Lisboa no ano de 1949, pelo italiano Attilio Santini. A inauguração da loja no Porto foi em junho de 2015, mantendo as cores vermelho e branco característicos da casa mãe. A Santini não abriu portas a novos fornecedores, mantendo o fabrico no sítio do costume, com os fornecedores de sempre. A qualidade fica inalterada com o transporte diário de Lisboa. Acresce à cidade do Porto um dedicado gelado com sabor a vinho do Porto, figos e nozes. 


As opções de escolha são tão diversas que tornou um pouco difícil a tomada de decisão. Mas entre gelados e crepes a escolha foi a seguinte: um gelado de avelã e côco e um crepe de maracujá e manga serpenteado por um delicioso chocolate. Bom apetite....

Crepe de maracujá e manga com chocolate
Gelado de avelã e côco
Não sei dizer se são ou não os melhores gelados do mundo, mas que são deliciosos são. Sente-se mesmo o sabor do ingrediente ou fruto, é como se estivéssemos realmente arrancá-lo da árvore e comer diretamente. 

Mais uma tarde bem passada pelas ruas e ruelas desta cidade maravilhosa que tanto tem para descobrir que é o nosso Porto... bons passeios



Bem hajam e até breve










A Taxca


Endereço: Rua da Picaria 26, 4000-407 Porto
Contato: 22 201 1807
Horário: das 12h00 às 22h30, de quinta a sábado até às 02h00, encerrado ao domingo










Santini

Endereço: Porto, Sé, Largo dos Lóios, 17
Contato: 22 201 1692
Horário: Todos os dias das 11h00 às 00h00







Sem comentários:

Enviar um comentário