sábado, 6 de maio de 2017

LEÇA DA PALMEIRA... "BEM ARRANJADINHO"

Posted by Jorge Monteiro


Forte de Leça da Palmeira
Uma tarde de domingo livre e mais uma desculpa para sair da rotina da semana e fazer um programinha em família. Nada estava previamente combinado a não ser... estarmos juntos para almoçar e partilhar a tarde primaveril fantástica de sol. 
Aparentemente estava tudo combinado, mas à ultima da hora recaiu sobre mim decidir qual o itinerário e a escolha do restaurante...bolas eram 12h30...ok...vamos ver o que se pode arranjar. Tenho sempre comigo (tlm) os pontos turísticos de cada região e roteiros gastronómicos. A escolha há muito que era desejada e desta vez foi concretizada. O restaurante eleito foi "O Bem Arranjadinho".


Restaurante com uma visão privilegiada sobre a Doca de Leixões, onde as tradições se fundem com uma decoração moderna e cosmopolita. 

Interior

A expetativa era grande, devido à sua história e também aos comentários de vários amigos no que concerne à qualidade dos alimentos e da confeção. Cozinha de fusão entre o tradicional e as novas exigências do mercado. 

Espaço amplo e bastante agradável, com uma decoração moderna mas cheia de requinte, com pratos da Real Companhia Velha. 

Prato da Real Companhia Velha
Este espaço também é "bem arranhjadinho" nas sugestões gastronómicas que são mais que muitas, destacando-se os peixes assados no forno (robalo, goraz, linguado, rodovalho, cherne, etc...), passando pelo arroz de tamboril e à pescador, o polvo assado no forno a lenha e o afamado bacalhau assado na brasa e no forno. Nos pratos de carne a destacar a vitela e cabrito assado e claro umas das iguarias que caraterizam a "Invicta": as Tripas à moda do Porto e o cozido à portuguesa. 

Antes de abordarmos o prato principal, é de salientar as deliciosas entradas, começando pelas diferentes tapas. Umas com feijão fradinho, ovo cozido e atum, ou com grão de bico e bacalhau desfiado, acabando nas fantásticas percebes. 
Feijão fradinho c/ ovo e atum
Grão de bico c/ bacalhau desfiado

Percebes
A escolha do prato principal repartiu-se pelos diferentes membros da família. Uns optaram pelo bacalhau à pescador, outros pelo polvo assado e ainda outros pelos linguadinhos fritos com arroz malandro. A pequenada optou pelo menu criança, o qual englobava esparguete com diversos croquetes, panados e pataniscas. 

Polvo assado no forno 
Bacalhau à pescador

Linguadinhos fritos com arroz malandro
Posso acrescentar depois destas imagens que o restaurante " O Bem Arranjadinho" é não só um excelente exemplo da cozinha portuense como também da cozinha portuguesa. Sabores e cheiros bastante apurados, ao qual sobressaem a frescura do pescado em combinação com a arte de bem confecionar e aromatizar. 

A acompanhar este indescritível repasto, nada melhor que um bom vinho. Duas foram as escolhas de acordo com os diferentes gostos e pratos. Um sempre e agradável Evel branco fresquinho, frutado com uma acidez crocante e um Quinta do Carmo de 2010, tinto de cor rubi, proveniente da Bacalhôa um pouco encorpado e leve. 



















Mas no final havia mais uma dificuldade: Qual a sobremesa a escolher das demais apetitosas do expositor? Para mim que normalmente não como é facil, mas e para as senhoras? eheh nada fácil...observem!!! De destacar o soufflé de laranja, creme queimado e as musses de maracujá e manga.

Vitrina de sobremesas
Passando esta parte, tenho de salientar que a família Silva (proprietária), costuma acompanhar de forma atenta o desenrolar das atividades do restaurante, assim como a atenção e assertividade do seu staff. E desde já acrescento o sentido de oportunidade e de humor por parte do staff da "old school", muitas anos a lidar com clientes... humor assertivo sem ser brejeiro...conclusão TOP.

De barriga cheia, vamos lá passear um pouco e dar a conhecer algumas particularidades de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira pertence à Cidade de Matosinhos.

Se forem visitar Leça, as escolhas remetem-se para o seu expoente máximo que é o Forte de Leça da Palmeira (Forte de Nossa Senhora das Neves).

Forte
Mas há mais escolhas em Leça...temos a praia, o farol, o terminal de cruzeiros do porto de Leixões, piscinas das marés e o Museu da Quinta de Santiago. 

A escolha mais simples foi aproveitar a praia ali ao pé ou há mão...praia de Leça ... quem gosta de praia logicamente gosta desta... a nossa costa é simplesmente fantástica...

Praia de Leça da Palmeira

Praia de Leça da Palmeira

Como é que estruturas físicas portuárias podem ter o seu charme? Porto de Leixões? Depende da objetiva e da perspetiva da fotografia...vejam se não gostam...

Porto de Leixões
Ou então imagens arquitetónicas do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões?
Resultado de imagem para ww terminal do porto de leixões
(Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões - Pinterest)
Pena foi estar fechado o Museu da Quinta de Santiago, pela queda de um dos muros. Espaço Museológico da rede de museu desde 2003. Destacam-se obras de arte da autarquia, espaços educativos e a Casa do Bosque (reconstrução de Leça do séc. XX da Cascata gigante de 15m2)

Resultado de imagem para Museu da Quinta de Santiago
Museu da Quinta de Santiago (www.leca-palmeira.com)
Bar do Centro Hípico
Hora do lanche... escolher o sítio perto... porque não o Centro Hípico do Porto e Matosinhos? 

CHPM - Centro Hípico Porto Matosinhos
Nada melhor que mostrar aos pequenotes o mundos dos cavalos...desde a lavagem...alimentação...escovagem...até ás aulas de equitação...sem dúvida muito trabalho. Mas o nosso objetivo era simplesmente conhecer a realidade e claro...LANCHAR

Uma volta pelo o Centro Hípico... e desta forma deixo-vos umas imagens alusivas...









Bem hajam e até breve...






























3 comentários:

  1. Muito bom, até dá vontade de ir lá

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela partilha, e pelos comentários. Bom trabalho sobre Leça da Palmeira.."Temos de lá ir...."

    ResponderEliminar