sábado, 24 de dezembro de 2016

ROTEIRO DE INVERNO POST 1 - ALDEIAS DE SEIA

Posted 15 de Dezembro de 2016



Seia, antiga cidade de Sena (Oppidum Sena) foi fundada à 2400 anos pelos Túrdulos. Durante muito tempo foi dominado pelos árabes, sendo posteriormente D. Fernando Magno em 1055. Em 1132, D. Afonso Henriques fez a doação de Seia, pelos serviços prestados ao seu valido João Viegas. Quatro anos depois, o mesmo D. Afonso Henriques atribui ao seu primeiro foral designando-a como Civitatem Senam (cidade de Seia). http://www.cm-seia.pt/concelho/historia


Resultado de imagem para seia imagens
Zona Histórica (www.portugalsemfim.com)































Cheguei à noite a Seia e dirigi-me a Póvoa Velha uma localidade a 3km, onde estava alojado. O turismo rural era a Casa do Pastor. O Sr. Rui (Domo do turismo rural). Fomos amavelmente recebidos pelo proprietário Sr. Rui que nos mostrou a pequena localidade e a nossa casa que já apresentava uma ótima lareira quentinha à nossa espera. O jantar foi antecipadamente marcado numa casa de referência: Casa Borges (explorada em post posterior).









Casas do Pastor

Casas do Pastor

Casas do Adro


Na manhã seguinte o destino era a Vila de Loriga, conhecida como a "Suiça Portuguesa", devido à excelência da sua localização geográfica. Destaco a singularidade da aldeia de montanha e da lindíssima praia fluvial.





Posteriormente surgiu a ideia de ir visitar a primeira aldeia mais Led de Portugal. A aldeia de Cabeça é considerada a aldeia natal 100% sustentável (festa de 8 de dezembro a 6 de janeiro). De salientar, tudo homemade  pelas gentes da terra.

Igreja de N. Sra da Divina Pastora




Pormenor importante: 17h00, acaba o dia solarengo e fica noite e começa a chover…time to go home…

Próximo post...gastronomia deste roteiro...hummmm...yammmmiii





Sem comentários:

Enviar um comentário