quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PELOS ARES DA SERRA, DE LINHARES A FOLGOSINHO

Posted, 28 de dezembro de 2016



Numa manhã solarenga de dezembro, mas com uma brisa bem fresquinha, o destino foi a aldeia histórica e medieval do séc. XII: Linhares da Beira, freguesia portuguesa do Concelho de Celorico da Beira. Esta aldeia está incluída no programa das aldeias históricas.  O seu imponente castelo a 820m de altitude, é sem duvida o melhor cartão de visita desta aldeia, edificada historicamente pela reconquista cristã, recebendo o primeiro foral em 1169 por D. Afonso Henriques.


Percorri a aldeia na tentativa de encontrar vestígios de outros povos. Eles são bem evidentes e estão catalogados por setas ao longo do percurso pedestre, tais como: do período da romanização através dos vestígios das calçadas. Existem também relatos escritos da passagem de povos como os Visigodos e Muçulmanos. Carregada de influencia cristã, através das igrejas de N. Sra. Da Assunção e da Misericórdia e da comunidade Judaica, minoria étnica e religiosa confinada à Rua Direita (bairro da judiaria). 




Fazem ainda parte do património arquitetónico, o Largo da Misericórdia e de São Pedro (cimo de vila), a Albergaria do Hospital, as casas do estilo manuelino e vários solares de interesse público.



Janela Manuelina
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/linhares  |ler mais|


Linhares da Beira é também conhecida como a Catedral do parapente, onde existe uma escola de parapente do Inatel desde 1993.

 

A manhã já ia longa e fome começava a apertar. A próxima paragem foi explorar Folgosinho e fazer uma merecida pausa para almoço. Vila muito antiga que remonta ao ano de 1836. Destaca-se desta Vila o seu castelo, assente em puro quartzo branco-rosado.









Castelo de Folgosinho

Fonte do Pedrão


Passar em Folgosinho e não ir ao restaurante O Albertino, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa, bem…quase...


Restaurante O Albertino

A marcação estava feita para as 14h00, logo a espera não foi longa. É necessário ter “caixa” para aguentar estas cinco iguarias regionais confecionadas à moda antiga, mas valeu todo o meu empenho e dedicação à causa...eheh



O restaurante não é de todo do tipo gourmet, mas também não era esse o propósito da minha visita. Já muitos amigos me tinham falado dos famosos cinco pratos regionais e típicos. 


Cordeiro assado
Feijoada de Javali

O Albertino não se prende somente pela quantidade de comida, mas também pela qualidade da sua confeção. Quando ao preço, parece-me lisonjeiro pelo binómio quantidade/qualidade. Cinco pratos, desde a cabidela de lebre, feijoada de javali, vitela à folgosinho, cordeiro assado e leitão.




Leitão à Albertino
Vitela à folgosinho
Cabidela de Lebre









Inclui nos 16 euros por pessoa, o vinho, as entradas típicas da serra, as sobremesas e o xiripiti final.

Leite creme, arroz doce e doce de abóbora com requeijão

No que concerne a avaliação pessoal a restaurantes típicos, premeio com nota 4,5 em 5 a qualidade deste restaurante. É um restaurante ideal para grupos que comam bem..

Como nota final, posso garantir que qualquer altura do ano, é uma boa altura para visitar, conhecer e saborear a magnificência da Serra da Estrela.



Deixo-vos esta imagem muito original...até breve amigos


REFERÊNCIAS:

O QUE VISITAR EM LINHARES DA BEIRA

- Castelo
- Igrejas Matriz de N. Sra da Assunção e da Misericórdia
- Casas do estilo Manuelino
- Antiga Albergaria, antigos Paços do Concelho e Pelourinho
- Vários Solares: Corte Real, Brandão e Melo e Pina Aragão

ALOJAMENTO:

- Inatel
- Hotel Quinta dos Cedros
- Hotel Mira Serra
- Casa da Paulona
- Casa da Avó Moleira

GASTRONOMIA:

- Arroz de carqueja
- Carne marra
- Sopa de grão
- Açorda de couves
- Arroz de miúdos de borrego
- Biscoitos (matrafões) e papas de milho

RESTAURANTES:

- Cova da Loba
- Taberna do Alcaide

O QUE VISITAR EM FOLGOSINHO:

- Castelo e Pelourinho
- Casa do Viriato
- Cabeça do Faraó
- Várias Fontes: Gorgulhão, Outeiro, Pedrão e Limos Verdes

ALOJAMENTO:

- Casa de 1848
- Casa Limos Verdes
- Casa Rosinha

RESTAURANTES:

- O Albertino
- Bar o Mocas




Sem comentários:

Enviar um comentário