quinta-feira, 5 de outubro de 2017

DESCOBRIR A ARRÁBIDA E SINTRA EM 3 DIAS - A MINHA EXPERIÊNCIA DIA 1

Posted by Jorge Monteiro





Por entre as colinas da Serra emerge uma vila mágica e muito pitoresca... a vila de Sintra

Classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, lugar mágico onde a relação entre o homem e a natureza é uma simbiose perfeita. Sintra à muito que aparece em destaque em todos os roteiros turísticos sobre Portugal. Toda ela é cheia de requinte e extravagância quer pelos seus palácios e casas senhoriais, quer pelos belíssimos jardins exóticos com árvores centenárias. 
Sintra é seguramente um dos destinos mais românticos de Portugal. Muitos escolhem este sitio como o ideal para fazer pedidos de noivado, casamentos e lua-de-mel. Daí lhe atribuírem o nome de a Capital do Romantismo.

"Sintra é o único local do país onde a História se fez jardim. Porque toda a sua legenda para aí e os seus próprios monumentos falam menos do passado do que de um eterno presente de verdura" Louvar, Amar Virgílio Ferreira

Gastando os último cartuchos de umas férias de verão no Algarve, Sintra surgiu como paragem obrigatória antes de rumor ao Norte. Longe estava eu de imaginar a quantidade de monumentos históricos contidos no seu interior, o que fez como que altera-se a minha estadia de 2 para 3 dias. Posso já adiantar que existem mais de 10 monumentos nacionais espalhados pelas colinas, desde palácios, ruínas antigas e casas decorativas. Um verdadeiro deleite para os amantes de paisagens paradisíacas, monumentos icónicos recheados de mistério. 

DIA 1 - ARRÁBIDA - SESIMBRA - CABO ESPICHEL - SINTRA

Saída do Algarve rumo ao destino final Sintra, mas sempre em mente algumas paragens em pontos de interesse público e pessoal. Comecei por dar um saltinho à Serra da Arrábida, um verdadeiro paraíso natural com praias de qualidade superior como a Figueirinha, Galápagos, Galapinhos e a do Creiro (Portinho da Arrábida), o Estuário do Sado com os seus golfinhos e Tróia como pano de fundo...  What Else?

Tróia
Praia da Figueirinha
Portinho da Arrábida
Sem sombra de dúvida que o Parque Natural da Serra da Arrábida merece mais do que uma simples passagem. O casamento entre a Serra e o Mar é perfeito, uma verdadeira simbiose. Para além das belíssimas praias, podemos ainda por marcação ver o Convento da Arrábida datado do séc. XVI. Rumando a Sesimbra podemos observar do Castelo com o mesmo nome, a vila e as suas duas praias: a do Ouro e a da Califórnia. 

Castelo de Sesimbra
Praia da Califórnia
Sesimbra é um ótimo local para passar uns dias relaxados, com uma gastronomia riquíssima em torno do peixe fresco num qualquer restaurante da vila. Destaque para o restaurante Ribamar, o Velho e o Mar e o pitoresco Rodinhas. Com algum tempo, mesmo no centro da vila, podemos visitar a Forte de Santiago, também conhecido como o Forte da Marinha. Estudos indicam que terá sido um Forte Quinhentista do reinado de D. Manuel I.

Rumando em direção a Sintra, tempo ainda para uma breve visita ao Cabo Espichel, onde podemos observar lindas falésias mar adentro. Este local contempla ainda um Farol, o Santuário de Nossa Senhora da Pedra da Mula, a Ermida da Memória e o Aqueduto. 

Santuário de N. Sra.da Pedra da Mula
Farol
Cabo Espichel
O fim do dia galgava a passos largos daí que nos fizemos à estrada, tendo ainda pela frente a travessia da Ponte 25 de Abril, rumo à margem norte, mais concretamente a Sintra.

Diversas são as opções de alojamento em Sintra, mas escolha recaiu sobre um Palacete do séc. XIX, o hotel Quinta das Murtas. Local idílico, parecendo sair de um filme antigo devido a sua arquitetura rústica, numa mescla entre a história do passado com as conforto contemporâneas. De salientar no capítulo das comodidades, a piscina e jacuzzi exterior e um vasto leque de massagens para entrar em modo Zen. Sem dúvida um local de eleição para o romantismo em perfeita sintonia com a vila de Sintra. Outra particularidade deste alojamento é a sua proximidade ao centro histórico da vila, encontrando-se a 10 e 15 minutos a pé da Quinta da Regaleira e Palácio da Pena respetivamente. Importante ainda o facto de possuir estacionamento privado, quase que uma raridade em Sintra. 





Após a chegada, descarregar as malas e obviamente aproveitar a piscina e o jacuzzi exterior. Um pouco cansados da viagem nada melhor que aproveitar um excelente fim de tarde em modo relax. 



Com a chegada da hora de jantar e com o "trabalho de casa" feito, o restaurante o Apeadeiro foi uma escolha e uma surpresa agradável e acertada. 

Casa com mais de 40 anos, cujo desígnio é tratar o cliente como um amigo que visita a nossa casa. Rapidamente somos tratados pelo nosso nome e sempre com um sorriso na cara. Casa longe das modas e luzes da ribalta. Aqui comem-se bons pratos tradicionais, como a apurada açorda de camarão ou o creme de marisco, ou ainda a massada de garoupa. Nas carnes o destaque vai para a posta à mirandesa, a carne de porco à alentejana ou mesmo os escalopes de javali. A nossa opção foi pelo rei... o bacalhau na brasa e que bacalhau... dose generosa e de uma qualidade ímpar, estava simplesmente soberbo. Paragem obrigatória... recomendo a 100%.



O mais surpreendente é mesmo o preço, pois situa-se nos15 euros/pax, com vinho da casa incluído. Mas não pensem que fica por aqui, no final somos mimados por um mini travesseiro característico de Sintra e uma garrafa à discrição de vinho do Porto. Durante 1 hora, conversa vai...conversa vem... com o general manager o Sr. José Almeida sobre a história e  as histórias em torno do Apeadeiro. 

Com uma temperatura amena, tempo ainda para um passeio a pé pela zona histórica da vila, para como se diz na gíria popular "desmoer" tamanho repasto. Nesse percurso avistamos várias casas senhoriais requintadas, assim como instituições públicas com uma arquitetura extravagante e refinada como a câmara municipal, os correios...


Câmara Municipal

Correios
Palácio Nacional
Este primeiro dia não ficaria completo se não fossemos dar uma voltinha pela unidade hoteleira mais antiga da Península Ibérica, o Lawrence´s Hotel, tendo sido frequentada por muitos ilustres como Lord Byron, poeta britânico e uma das figuras mais influente do romantismo e o nosso Eça de Queirós. 
Lawrence´s Hotel


Tempo agora de ir descansar para começar bem o dia 2 à conquista e descoberta da mágica vila de Sintra. Deixo-vos como nota de rodapé algumas informações úteis sobre este roteiro.


Espero que gostem... o post sobre o dia 2 será em breve

Obrigado e bem hajam




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Importante em Sintra é estacionar o carro e só pegar novamente para o regresso devido ao trânsito caótico, estradas muito estreitas e de difícil acesso ao estacionamento. Existem autocarros turísticos "Circuito da Pena" que 15 em 15 minutos, ligam a estação ferroviária até à vila histórica, subindo as colinas até ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena. 

Para esta rota o melhor é viajar no autocarro 434. Também não menos importante é iniciar cedo as visitas aos monumentos devido à grande afluência turística. O bilhete completo custa 5 euros. Se optarem por uma caminhada têm de estar em forma pois são cerca de 1.5kms com uma subida acentuada. 

O autocarro turístico 435 "Villa Express" interliga a Quinta da Regaleira, o Palácio dos Seteais e o Palácio de Monserrate com Sintra e a linha ferroviária. O custo ida e volta é de 2.5 euros. Informações disponíveis em www.scotturb.com. 

De 6ª a Domingo, há um elétrico que faz o percurso entre a Estefânia de Sintra e a Praia das Maças. Horácios e preços em www.cm-sintra.pt. 

De notar que para visitar os principais monumentos de Sintra é necessário abrir e bem os cordões à bolsa. A título de exemplo uma família de 2 adultos, 1 adolescente e 1 crianças são necessários mais de 160 euros para visitar: o Palácio da Pena (50.36), o Nacional de Sintra (35,16), o de Queluz (35,16), o de Monserrate (27,56), a Quinta da Regaleira (20) e o Castelo dos Mouros (27.56). Mas ainda à mais para ver como o Convento dos Capuchos (23,76) e o Chalet da Condessa D'Edla (34,22). Feitas as contas lá vão 200 euros...se me perguntarem se valem a pena? eu digo que sim pois são sítios mágicos, idílico, mas os preços são exorbitantes  e inconcebíveis para muitos dos comuns mortais. O acesso à cultura devia de ser para todos. 

ONDE COMER:
Há opções para todos os gostos e todas as carteiras. deixo como sugestões: O Apeadeiro (bom e barato), Bom Pipas, para uma gastronomia mais requintada temos o Lawrence´s e o Restaurante Seteais.

ONDE DORMIR:
Mais uma vez tudo depende do que se pretende, as condições e o preço a pagar por noite. Temos Guest house mais em conta como a D. Maria Parreirinha, Monte da Lua até aos mais caros como o Pestana Sintra Golf Resort & SPA Hotel, Quinta das Murtas, Tivoli Palácio de Seteais entre outros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário