segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

SEGUNDA VOLTA PELO ROMÂNICO – DIA 2

Posted by Jorge Monteiro, 23 de janeiro de 2017



Novo dia… novos destinos…e a mesma preocupação de sempre, a busca constante pelas origens da nossa história. Comecei a visita pelo centro de Cinfães, onde destaco a Igreja Matriz com arquitetura religiosa, barroca e neoclássica e o Museu Serpa Pinto que acolhe de forma permanente duas coleções locais: a investigação arqueológica do Concelho de Cinfães, e a história e vida do General Alexandre Serpa Pinto.

Igreja Matriz de Cinfães
Igreja Matriz de Cinfães















Museu Serpa Pinto

A primeira paragem foi a aldeia de Portugal de Boassas na freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Cinfães. Uma aldeia debruçada sobre o rio Douro com um apreciável património de valor arquitetónico e cultural. Sítio íngreme e rústico, com ruas, ruelas e escadarias bastante estreitas e típicas. No centro da povoação encontra-se um coreto e a Capela da Nossa Senhora da Estrela (edificada em 1710 e restaurada em 1929). Pena a máquina do café estar avariada no único café da aldeia…

Ruas e ruelas da aldeia
Ruas e ruelas da aldeia
Ruas e ruelas da aldeia

Capela da Nossa Senhora da Estrela

Seguindo viagem…Porto Antigo surge como paragem obrigatório. Situado na margem esquerda do rio Douro, apresenta um cais que permite a acostagem de embarcações marítimas turísticas e de recreio. 


Porto Antigo 
Porto Antigo

Referência também para pernoitar e deliciar-se no Hotel Porto Antigo. Passando a ponte para a outra margem do rio, dei de caras com uma estação ferroviário de Mosteirô da operadora Comboios de Portugal.
 

Rio Bestança
Infraestrutura da Linha do Douro, que serve a freguesia de Ribadouro do concelho de Baião. Estação rústica e com uma beleza ímpar.


Estação Ferroviária de Mosteirô
Estação Ferroviária de Mosteirô

















O concelho de Baião pertence à rota do românico pelo vale do douro. Decidi conhecer o Mosteiro de Santo André de Ancede no concelho de Baião. Igreja romana datada do séc. XII. Claro que mais uma vez…visitas por marcação prévia. Inclui a visita à Capela do Senhor do Bom Despacho, Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho e às alas do Mosteiro.


Mosteiro de Santo André de Ancede
Sem sair da rota, deparei-me com uma ponte sobre o rio Ovil de origem românica, a ponte de Esmoriz. Supostamente construída na Época Moderna, mas reproduzindo os modelos de construção de pontes romanas

Ponte de Esmoriz
Ponte de Esmoriz


















Entrando pelo concelho de Resende, fiquei deslumbrado pela paisagem ribeirinha de Caldas de Aregos. Estância termal com águas sulfurosas benéficas para tratamentos a doenças respiratórias e reumática. A bela e paisagística natural de Caldas de Aregos, faz lembrar as paisagens da Riviera Francesa.


Marina de Caldas de Aregos
Caldas de Aregos



Capela de Aregos
Vista de Caldas de Aregos


Seguindo a Estrada Nacional 222, passei por várias freguesias do concelho de Cinfães que apresentam igrejas do período românico, das quais destaco as Igrejas Românicas de Tarouquela, Escamarão e Espadanedo.

Igreja de Santa Maria Maior de Tarouquela
Igrela de Santa Maria Maior de Tarouquela




Igreja de Nossa Senhora da Natividade de Escamarão
Igreja  Matriz de Espadanedo

O almoço tardio foi no restaurante O Geraldo em Castelo de Paiva. Destaco a simpatia e humildade do dono e da relação qualidade/preço. A Vitela estava muito tenra e saborosa fazendo lembrar os antigos assados da minha avó. Acolhimento 5 estrelas, como de um convite para almoço de amigos fosse.


 Vitela Assada à Geraldo



























Tempo para uma ultima paragem, desta vez na confluência do rio Douro com o Paiva. Na zona do Castelo, localiza-se uma ilhota carinhosamente apelidada de Ilha dos Amores. Espaço muito concorrida na época balnear, com desportos náuticos, bar e pequeno areal.

Ilha do Castelo (Ilha dos Amores)
Ainda com um raio de luz, passei pelo Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa. Mosteiro Beneditino com edificação original do séc. X e construção românica do séc. XIII e pela Casa do Gaiato, também conhecida pela Obra da Rua ou Obra do Padre Américo.

Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa

Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa

Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa



Casa do Gaiato






























Bem…chega de passeio…tempo de regressar a casa…e à realidade...tem de ser...



Bem hajam e até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário