terça-feira, 18 de julho de 2017

RAMIRINHO 2 - UMA APOSTA ACERTADA

Posted by Jorge Monteiro


Sala de jantar

Um encontro de velhos amigos acaba sempre da mesma maneira... marcação de um almoço ou jantar e relembrar  de forma saudosista os bons velhos tempos. 

terça-feira, 11 de julho de 2017

DA TAXCA (A BADALHOCA DA BAIXA) À SANTINI

Posted by Jorge Monteiro



A Taxca

Depois de um pouco de cultura ao visitar a Galeria da Biodiversidade (Centro de Ciência Viva) no primeiro Pólo do Museu de História Natural e da Ciência da UP, a hora do lanche já tinha sido largamente ultrapassada. Para retemperar algumas das forças perdidas a percorrer a exposição e os sempre magníficos jardins muito bem cuidados da antiga casa de Sophia de Mello Breyner Andresen, a ideia de petiscar à moda antiga atinge o meu lado mais terreno da gula.

Jardim Botânico

sexta-feira, 7 de julho de 2017

O MUNDO DE EÇA DE QUEIROZ SOB O OLHAR DA FUNDAÇÃO MUSEU

Posted by Jorge Monteiro


Casa de Tormes

Numa das minhas incursões gastronómicas por Baião, não me deixar levar simplesmente pelo prazer da gula. Após minúcia pesquisa, dei de caras com a Fundação Eça de Queiroz (FEQ). Aquando da minha passagem pela Escola Preparatória, lembro-me de ter folheado algumas páginas das suas obras, mais concretamente "Os Maias" e "A Cidades e as Serras". Realço a parca valorização literária que dei na altura, possivelmente pela pouca cultura de leitura e falta de maturidade. Mas será que nestas idades estamos preparados para abraçar esta ambiência literária? os seus conteúdos, a sua escrita e a linguagem subliminar destas obras? ....