Forte de Leça da Palmeira |
Uma tarde de domingo livre e mais uma desculpa para sair da rotina da semana e fazer um programinha em família. Nada estava previamente combinado a não ser... estarmos juntos para almoçar e partilhar a tarde primaveril fantástica de sol.
Aparentemente estava tudo combinado, mas à ultima da hora recaiu sobre mim decidir qual o itinerário e a escolha do restaurante...bolas eram 12h30...ok...vamos ver o que se pode arranjar. Tenho sempre comigo (tlm) os pontos turísticos de cada região e roteiros gastronómicos. A escolha há muito que era desejada e desta vez foi concretizada. O restaurante eleito foi "O Bem Arranjadinho".
Restaurante com uma visão privilegiada sobre a Doca de Leixões, onde as tradições se fundem com uma decoração moderna e cosmopolita.
Interior |
A expetativa era grande, devido à sua história e também aos comentários de vários amigos no que concerne à qualidade dos alimentos e da confeção. Cozinha de fusão entre o tradicional e as novas exigências do mercado.
Espaço amplo e bastante agradável, com uma decoração moderna mas cheia de requinte, com pratos da Real Companhia Velha.
Prato da Real Companhia Velha |
Este espaço também é "bem arranhjadinho" nas sugestões gastronómicas que são mais que muitas, destacando-se os peixes assados no forno (robalo, goraz, linguado, rodovalho, cherne, etc...), passando pelo arroz de tamboril e à pescador, o polvo assado no forno a lenha e o afamado bacalhau assado na brasa e no forno. Nos pratos de carne a destacar a vitela e cabrito assado e claro umas das iguarias que caraterizam a "Invicta": as Tripas à moda do Porto e o cozido à portuguesa.
Antes de abordarmos o prato principal, é de salientar as deliciosas entradas, começando pelas diferentes tapas. Umas com feijão fradinho, ovo cozido e atum, ou com grão de bico e bacalhau desfiado, acabando nas fantásticas percebes.
Feijão fradinho c/ ovo e atum |
Grão de bico c/ bacalhau desfiado |
Percebes |
A escolha do prato principal repartiu-se pelos diferentes membros da família. Uns optaram pelo bacalhau à pescador, outros pelo polvo assado e ainda outros pelos linguadinhos fritos com arroz malandro. A pequenada optou pelo menu criança, o qual englobava esparguete com diversos croquetes, panados e pataniscas.
Polvo assado no forno |
Bacalhau à pescador |
Linguadinhos fritos com arroz malandro |
Posso acrescentar depois destas imagens que o restaurante " O Bem Arranjadinho" é não só um excelente exemplo da cozinha portuense como também da cozinha portuguesa. Sabores e cheiros bastante apurados, ao qual sobressaem a frescura do pescado em combinação com a arte de bem confecionar e aromatizar.
A acompanhar este indescritível repasto, nada melhor que um bom vinho. Duas foram as escolhas de acordo com os diferentes gostos e pratos. Um sempre e agradável Evel branco fresquinho, frutado com uma acidez crocante e um Quinta do Carmo de 2010, tinto de cor rubi, proveniente da Bacalhôa um pouco encorpado e leve.
Mas no final havia mais uma dificuldade: Qual a sobremesa a escolher das demais apetitosas do expositor? Para mim que normalmente não como é facil, mas e para as senhoras? eheh nada fácil...observem!!! De destacar o soufflé de laranja, creme queimado e as musses de maracujá e manga.
Vitrina de sobremesas |
Passando esta parte, tenho de salientar que a família Silva (proprietária), costuma acompanhar de forma atenta o desenrolar das atividades do restaurante, assim como a atenção e assertividade do seu staff. E desde já acrescento o sentido de oportunidade e de humor por parte do staff da "old school", muitas anos a lidar com clientes... humor assertivo sem ser brejeiro...conclusão TOP.
De barriga cheia, vamos lá passear um pouco e dar a conhecer algumas particularidades de Leça da Palmeira. Leça da Palmeira pertence à Cidade de Matosinhos.
Se forem visitar Leça, as escolhas remetem-se para o seu expoente máximo que é o Forte de Leça da Palmeira (Forte de Nossa Senhora das Neves).
Forte |
Mas há mais escolhas em Leça...temos a praia, o farol, o terminal de cruzeiros do porto de Leixões, piscinas das marés e o Museu da Quinta de Santiago.
A escolha mais simples foi aproveitar a praia ali ao pé ou há mão...praia de Leça ... quem gosta de praia logicamente gosta desta... a nossa costa é simplesmente fantástica...
Praia de Leça da Palmeira |
|
Como é que estruturas físicas portuárias podem ter o seu charme? Porto de Leixões? Depende da objetiva e da perspetiva da fotografia...vejam se não gostam...
Porto de Leixões |
Ou então imagens arquitetónicas do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões?
(Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões - Pinterest) |
Pena foi estar fechado o Museu da Quinta de Santiago, pela queda de um dos muros. Espaço Museológico da rede de museu desde 2003. Destacam-se obras de arte da autarquia, espaços educativos e a Casa do Bosque (reconstrução de Leça do séc. XX da Cascata gigante de 15m2)
Museu da Quinta de Santiago (www.leca-palmeira.com) |
Bar do Centro Hípico |
Hora do lanche... escolher o sítio perto... porque não o Centro Hípico do Porto e Matosinhos?
CHPM - Centro Hípico Porto Matosinhos |
Nada melhor que mostrar aos pequenotes o mundos dos cavalos...desde a lavagem...alimentação...escovagem...até ás aulas de equitação...sem dúvida muito trabalho. Mas o nosso objetivo era simplesmente conhecer a realidade e claro...LANCHAR
Uma volta pelo o Centro Hípico... e desta forma deixo-vos umas imagens alusivas...
Bem hajam e até breve...
Muito bom, até dá vontade de ir lá
ResponderEliminarObrigado pela partilha, e pelos comentários. Bom trabalho sobre Leça da Palmeira.."Temos de lá ir...."
ResponderEliminarObrigado... Foi um gosto
Eliminar